Histórico e Objetivo


Histórico

 

Em 1870 os colonizadores alemães que estavam instalados na Itoupava Central, resolveram formar sua associação comunitária para construir uma escola privada, e assim construíram a “GEMEINDE SCHULE”, isto é, a ESCOLA COMUNITÁRIA Nº. 1, construída em estilo enxaimel, junto a rua Dr. Pedro Zimmermann, próximo a antiga Cia. Jensen.
  
No início o ensino na escola era somente em idioma alemão, pois os professores eram de origem germânica. No período da II Guerra Mundial, com o fechamento das escolas particulares e a criação das escolas públicas, esta escola passou a chamar-se ESCOLA MUNICIPAL Dr. GUSTAVO RICHARD até o seu fechamento em 1950 quando da criação em 1951 do GRUPO ESCOLAR EMÍLIO BAUMGART.

A fundação do Grupo Escolar Emílio Baumgart deu-se no dia 28 de Janeiro de 1951, ás 16h.O Grupo Escolar Emílio Baumgart foi construído em terreno doado pelo Sr. Guilherme Jensen, na época dono da Cia. Jensen. Como todos os grupos escolares deveria ter a forma de G e não havia terreno suficiente para concretizar a obra já iniciada o Sr. Erich Liesenberg resolveu o problema doando mais um terreno para que a obra fosse concluída.

Atualmente a escola possui uma área de 9.647 metros quadrados e 2.824,33 metros quadrados de área construída.

Em cinco de Abril de 1972, pelo decreto E/ESS 5-4-72/N.116, passou a chamar-se Escola Básica Emílio Baumgart, pelo fato do inicio do funcionamento do antigo curso ginasial (5ª a 8ª séries). 

Em 12 de março de 1981, pela portaria E/103, foi transformado em Colégio Estadual Emílio Baumgart, com a implantação do Ensino Médio.
A Portaria E/017 de 28/03/2000, Artigo 1º, passa a denominar este estabelecimento de ensino como Escola de Educação Básica (EEB) em função de atender alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Atualmente a escola atende 1100 alunos matriculados desde a 1ª série do Ensino Fundamental de nove anos até 3º anos do Ensino Médio. Também mantêm convênio com a Rede Municipal atendendo 2 turmas de Pré-escolar com 40 alunos divididos em dois turnos.

A EEB Emílio Baumgart é a única escola no bairro que oferece ensino médio, recebe alunos de oito escolas municipais com realidades pedagógicas, sociais, econômicas e culturais diversificadas compondo um quadro heterogêneo.

Nossa clientela é formada na maioria por filhos de moradores do bairro sendo uma pequena parte filhos de migrantes a maioria do Paraná (conforme Pesquisa do Conselho Deliberativo em 2008), famílias que procuram melhorar sua condição de vida em nossa cidade.

A escola mantêm em seu calendário algumas festas que se tornaram tradição como o Culto de Páscoa, Festa Junina, o Baile Garota e Garoto Emílio, Homenagens ao dia das mães, dia dos pais e a Festa de Natal.

As entidade democráticas da escola (APP fundada em 06/06/77 e Conselho Deliberativo fundado em 23/10/99) exercem a função de discutir e deliberar ações em consonância com os objetivos da escola. O Grêmio Estudantil será formalizado no decorre de 2010.

 

 

Objetivo

 

Como objetivo geral a escola quer “Oportunizar ao educando condições pedagógicas para que ele possa crescer como ser humano, ampliar seus conhecimentos científicos, sua visão de mundo, de homem, de natureza, preparando-o assim para uma atuação Ética e participativa na sociedade, no âmbito cultural, social e político”.