terça-feira, 23 de agosto de 2011

ATENÇÃO EQUIPES PARTICIPANTES DA 7ª GINCANA CULTURAL ESPORTIVA 2011 DA EEB EMÍLIO BAUMGART

Uma das tarefas da gincana é postar uma depoimento de alguém que fez parte da História da escola Emílio Baumgart nos seus 60 anos de funcionamento.

Sejam criativos na escolhas das pessoas e caprichem nos depoimentos!

O objetivo desta tarefa é socializar um pouco das inúmeras histórias de moradores do bairro que fizeram parte da história da escola e entrar no clima da comemoração dos 60 anos da escola a ser comemorado no dia da Feira Multidisciplinar em 29/10/11.

- Não poderão haver erros ortográficos nas postagens.
- Para pontuar, as postagens devem ser feitas até o dia da gincana 26/08/11.
- O espaço para as postagens dos depoimentos é no link de comentários desta postagem.
- Lembrem de identificar as equipes e autor do depoimento.




13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Somos da 7ª série 02, E resolvemos entrevistar a Dona Eliza merendeira do Emílio. Uma mulher carinhosa que nos proporciona muitas surpresas.

    A quanto tempo a senhora trabalha aqui na escola ?

    - Faz 27 anos.

    Quanto tempo, então a senhora deve ter muitas historias legais.

    - Sim, mas agora não me lembro de nada.

    A senhora tem filhos que estudaram ou estudam aqui ?

    - Sim tenho, e também tem uma netinha, tenho dois filhos e uma neta.

    Você sempre foi merendeira ?

    - Sim sempre fui, estou prestes a me aposentar, estou muito feliz em estar aqui, sempre gostei muito dos professores, nunca tinha nenhuma fofoca, gosto muito deles e gosto muito de vocês.

    Em relação a cozinha, as condições de preparo eram boas ?

    - Sim, deu muito certo. Nunca ninguém morreu da fome. (risos) Ninguém reclamou, sempre elogiaram, pois eu trato vocês como se fossem meus filhos.

    Mas teve somente elogios ou teve algum ato de mal gosto contra a senhora ?

    - Sim, jogaram uma vez alguma coisa dentro da panela, ai eu tirei tudo e servimos bolachas. Quando fomos lavar a panela estava cheia de chicletes grudado no fundo, talvez se fosse outra pessoa nem iria olhar, mas eu trato vocês com muito carinho. Eu sempre falo pra elas lavarem muito bem, louça precisa ser lavada direito, pois Jesus cuida bem dos nossos filhos eu também tenho que cuidar dos filhos dos outros. Apesar dos meus estarem grandes eu ainda tenho minha neta, e pra mim sempre devemos fazer o bem.

    Como é sua relação com os professores ?

    - Eles são muito legais, as vezes quando vão embora eu até choro, sempre me dei bem com todos eles e não tenho nenhuma queixa.


    É desse tipo de pessoa que o Mundo precisa, Dona Eliza uma mulher simples e muito carismática, nos ajudou na gincana e nos proporcionou conhecer um pouco mais de você. Muito simpática, se emocionou durante a entrevista. Mesmo depois de muito mal causado a ela, ela nos olha com um olhar protetor, um olhar de amor, único e especial

    Obrigado dona Eliza, O Emilio todo agradece.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Somos da 6ª série 02

    Célia Maris Pommerening Thais
    professora de Lingua Portuguesa e Literatura
    Desde os 6 anos de idade, estudei na E.E.B "Emilio Baumagart". minha primeira professora foi a D. Ester Manke (1ºano) D.Danize Rassweiler no 2ºano. D. Sorema Manske no 3ºano e no 4ºamo, D.Carla Muller.
    D.Verena Guelow atuava como diretora da esola,
    tinhamos muinto respeito e ela, era sempre muinto prestativa.
    Desfiláramos em data cívicas, aqui na nossa Rodovia, que era interditada, desde a antiga Conpanhia Jensen, até o Clube Concórdia os pais e o público em geral comparecia em grande escala para prestigiar.
    A escola não era murada, porém ninguém saía ou entrava no patío escolar, sem consentimento prévio.
    Certa vez, no local onde deixávos nossas bicicletas, vimos cosaizinhas no maior "love", e ficavamos constragidos, pois não gostavamos de atrapalhar os namoricos, e o principal, não dedurávamos, pois achavámos bonito, o amor desabrochando...
    Eu praticava do grupo de dança floclóricoque D.Danize, muito criativa, juntamente com D.Amália, criaram e apresentávamos nossas danças típicas em diversas eventos, até na nossa Capital, Florianópolis. Este grupo continuou se apresentando até que estudávmos (8ªsérie), e sempre o mesmo grupo. Nós éramos uma família. E hoje, meus 2 filhos estudam aqui, e eu, atuo na escola como Professora. Lembro também, quando D.Danize foi eleita pelos alunos, e professores, Diretora da escola, que ja possuía 2ºgrau (Ensino Médio),passando a ser chamada de colégio Estadual Emílio Baumgart.
    Bons tempos aqueles, onde o respeito, a Educação ainda eram prioridade e o Civismo prevalecia.

    ResponderExcluir
  5. Conversamos com a professora Ursula Ionen, que já leciona à 33 anos na escola Emílio Baumgart e nos contou fatos que ocorreram neste tempo. Confira:

    "Quando cheguei na escola as pessoas participavam mais, não tínhamos problemas com alunos brigando no pós-aula, havia respeito para com o professor e para com a escola, havia civismo para com o país.
    Ganhamos o novo prédio onde funciona os banheiros, as séries iniciais e a biblioteca, ainda não vi uma reforma de grande porte na estrutura antiga, mas não culpo a escola por isso pois há falta de união dos pais e a falta de vontade por parte do governo; algo que melhorou muito é o uso da tecnologia, que facilita muito a nossa vida.
    Hoje conseguimos fazer pós-graduação com certa dificuldade, mas fazemos; na década de 80 o governo colocava empecilhos ao longo do caminho, como o alto custo e a falta de incentivo."
    Ao término da entrevista, ela deixou uma dica para os próximos 60 anos: "Ser excelente e gostar daquilo que faz, pois uma escola deve, em primeiro lugar, amar e ensinar."

    Os Sweet Mockers agradecem a paciência e a sinceridade da D. Ursula.

    ResponderExcluir
  6. Somos da 8ª02

    Conversamos com a Silene K. Junkes
    Ela diz:
    Estudei aqui da 1ª série até o Ensino Médio.
    Terminei meus estudos em 1987.
    Fiz formatura com toda sala.
    O baile foi na Sociedade Serrinha, na Vila Itoupava.
    Meu tempo de estudo foi bom, estudei à noite, não tinha merenda a noite, mas os professores eram ótimos.
    Agora trabalho aqui nos períodos vespertino e noturno.
    Gosto do que eu faço.

    Os Cat Minnie agradecem a colaboração da Silene K. Junkes.

    ResponderExcluir
  7. Somos da 6ª03 e fizemos a entrevistra com a professora: Mara Mugge professora da terceira série

    A nossa primeira pergunta foi: Que ano que a professora Mara começou a estudar no emílio e que ano ela parou de estudar no colégio e a resposta da professora foi:
    -Comecei a estudar no emílio no ano de 1970 e parei de estudar no emílio no ano de 1978.
    A nossa segunda pergunta foi:Como eram os uniformes quando a dona Mara estudava no emílio e a resposta da professora Mara foi:
    -Os uniformes eram de tergal,
    -A blusa era branca com bolso
    -A saia era azul-marinho com pregas
    -Para os pés usavamos conga com meia
    -Para educação física usavamos macacão preto de malha
    A nossa terceira pergunta foi:Como era a escola quando a professora Mara estudava aqui no emílio a resposta da professora foi:
    A escola era muito menor,na cor cinza.
    Não havia tecnologia e mesmo assim aprendia-se muito.
    A nossa ultima pergunta foi quais eram as matérias que se ensinavam na escola a resposta da professora foi:
    As matéria eram as mesmas de hoje mais educação para o lar e educação moral e sivica.

    Agradecemos o tempo que a professora Mara nos deu para responder essas perguntas. 6ª03 equipe Campeões da Disney

    ResponderExcluir
  8. somos da 7 º01 entrevistamos Charlie pai de caroline

    como foi a escola para você charlie ?
    A E.E.B Emílio Baumgart ,foi muito importante para min eu aproveite o máximo de ensino e da aprendizagem de meu estudo graças ao meu estudo na E.E.B.Emílio Baumgart , hoje eu tenho um emprego de alto nível que me ajuda muito ,estudei na escola Emílio Baumgart de 1973 á 1980 depois retornei em 1994 á 1997,esse foi meu depoimento da escola que me ajudou a crescer na vida, eu sou Charlie Longen tenho 44 anos agora minhas 2 filhas nessa escola maravilhosa.

    ResponderExcluir
  9. Somos dá 6ª01, e entrevistamos a professora Liane.

    Acredito que ser professor é uma profissão louvável, que merece respeito e consideração. Como professora a 25 anos desta escola (completei este ano), enfrentei enormes desafios no desenvolvimento. Método da prática pedagogia eficiente, como por exemplo, falta de material e valorização profissional. Contudo sempre procurei trabalhar com o aluno a importância da Ed. Física na prática de atividade física, formação da criança e adolescente, contribuindo assim para melhoria da sua qualidade de vida.

    Agradecemos a professora Liane.

    ~ Legendários, O/

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu sou Allan, participo da equipe Pink Floyd da sala 104, e entrevistei meu irmão, e pedi para que ele falasse um pouco do seu tempo no Emílio .
    “Sei que fica clichê dizer isso, mas só enxergamos como éramos felizes na época do colégio quando conquistamos o que estávamos ansiosos naquela época e vemos que não era o paraíso que imaginávamos. Junto com a maioridade adquirimos responsabilidades e cobranças, que são mais árduas e pegam mais pesado do que os puxões de orelha dos professores, que hoje, são amigos que devemos agradecer por nos formar cidadãos dignos e capazes de fazer a diferença.
    Tenho várias histórias, a maioria traz lembranças engraçadas da época do ensino médio. Como eu sempre tive um espírito de liderança forte, estive no meio da galera que começou a colocar som na hora do recreio, toquei várias vezes com a minha banda (que se chamava Movidos a Querosene) nos eventos da escola e estava também na organização da sala Os Indecentes e no outro ano da Sala do Terror, ambas na feira multidisciplinar.
    Mas, como estamos no meio de uma gincana, vou lembrar o fatídico ano em que eu, junto com a minha turma do segundo ano batizamos a nossa equipe de Xhilema, graças ao professor Alcides, conhecido como Cidão. Participei ativamente de duas provas desta gincana, uma delas era fazer um vídeo que ainda se encontra ativo no http://youtube.com.br/jamesdoring para apresentar a equipe, na outra prova, que no caso foi a mais “tensa”, eu me vesti de mulher e encarnei uma “oma” querida e carinhosa.
    Ao contrário do que muitas pessoas pensam, mesmo passando muita dor com aquele lápis de olho (que eu ainda não sei como as meninas aguentam passar) e ter que desfilar usando uma saia, a única coisa que me arrependo daquele dia foi não ter tirado o Diretor daquela época, o professor Cornélio, para dançar.
    Lembranças a parte, eu quero deixar aqui registrado que sinto saudades daquela época, que agradeço aos meus amigos de sala e aos amigos professores, coordenadores e diretores por terem me aguentado, me incentivado e convivido com bom humor durante estes três anos que estive no Colégio Emílio Baumgart, que, certamente, tenho orgulho em dizer, fez parte da minha história.

    Grato,
    James M Doring”

    ResponderExcluir
  11. 301 e 302 - Canudos de geléia blue.
    Entrevistamos a Gisele Adriane Konell - Garota Emílio 2002.

    “Eu comecei minha história nesta escola desde pequena, quando entrei no pré, conhecendo muitas pessoas diferentes do meu ambiente natural, pois eu não sabia a língua portuguesa, por ter passado muitos anos criada apenas por meus avós, minha originalidade era alemã, mas na brincadeira, e com a paciência dos professores, hoje em dia domino não só o alemão como o português, os anos se passaram, fui me tornando cada vez melhor, minhas notas ótimas, e meu desempenho particularmente exemplar, sempre atenciosa, era a garota destaque da sala, quando cheguei ao meu terceiro ano do segundo grau, me tornei mais do que a garota destaque da sala, e sim a garota destaque do Emílio Baumgart, em frente a muitas pessoas no concurso “Garota Emílio” , ganhando minha faixa de minha querida professora , dona Marilse Pasta, acredito que tudo isso tenha me acrescentado muito, tanto no pessoal quanto na minha relação com as outras pessoas, foi importante na minha vida, e não só por fotos, mas na lembrança de muitos professores e em minha também, acredito que tenha sido um dia memorável.”

    ResponderExcluir
  12. Equipe da 304

    Ser convidada para postar e falar sobre o EEB Emilio Baumgart é um grande prazer pra mim.
    Me chamo Caroline Cardozo estudei desde o pré-escolar até ao terceirão no EEB Emílio Baumgart, e trabalhei durante quase 4 anos como estagiária.
    Nesta escola muitas coisas aconteceram que levo até hoje na bagagem, além do conhecimento e aprendizado.
    Lembranças, carinhos, recordações e muitas saudades do tempo vivido nesta escola que tanto tenho carinho.
    Se for pra contar todas histórias passaria dias escrevendo. Mas tem coisas que jamais serão esquecidas:
    - O dia em que xinguei a professora Lurdete... coisa de criança mesmo, hoje tenho ela adicionada no meu orkut e admiro muito seu trabalho.
    - Quando que a professora Liane me deixou em recuperação em Educação Física, na 2ª série, queria o coro dela... risos
    - Lembro que na 3ª e 4ª série, determinadas matérias eram dadas pela professora Rosane Manske e outras pela professora Mara Rubia, então quando nós, alunos, avistávamos a D. Mara vindo era uma festa total e quando era D. Rosane, tínhamos pavor, achávamos ela braba e de cara feia. E com o tempo fui aprendendo a gostá-la e hoje nos encontramos quase todos os dias.
    - Lembro com carinho e saudades sempre do professor Paulo, sempre chamando seus alunos de “bichinho”. Adora muito suas aulas, afinal com ele aprendi a amar matemática.
    - A professora Mariana link, minha musa inspiradora em professora, adoro de paixão. Coincidência ou não, mesmo nome que minha filha e ambas fazem aniversário no mesmo dia.
    - A professora Ana e sua mania de escrever no quadro com luva cirúrgica, alegava que tinha alergia, mas quando estava braba e estressada escrevi com uma velocidade fora do normal e até esquecia de pôr as tais luvas.
    - A professora Marilse e suas deliciosas aulas de inglês, adora o mural de recados... após a viagem da 8ª série esse mural serviu pra mim conquistar de vez meu maridão... risos
    - Os amigos feitos na escola, muitos tomaram caminhos distantes, porém tenho contato com bastantes ainda. A maoria com a família feita, alguns já separados, outros casando agora, uns com filhos criados e outros em plena gestação.
    São tantas coisa que me bate muita saudade.... O tempo em que trabalhei na escola só aumentou o laço de amizade adquirido com muitos funcionários ... Dona Irma, Cris e D. Eliza da cozinha, diretoras e professoras Ane Lia e Helenice, secretária Rosane Bona... que saudade deste povo.
    Confesso que passo em frente a escola todos os dias, e sempre me dá aquela vontade de entrar, relembrar os momentos vividos, olhar os murais e rever cada um que ali trabalha desde o meu tempo de escola.
    Fico feliz e contente em saber que ano que vem volto a fazer parte desta família, não como estudante e sim, como mãe de aluna. Apesar de estar com o coração da mão, sei que um pedaço de mim estará curtindo e vivenciando tudo que te melhor a escola tem a proporcionar.
    Na festa dos 50 anos do EEB Emilio Baumgart eu estava aí, como aluna e funcionária e agora nos 60 anos, fico feliz em estar ajudando uma turma que tenho grande carinho e que também está se despedindo da grande família Emilio.
    Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  13. Somos alunos da 101.

    Me chamo Joana da Conceição, mais conhecida como “Juquinha”, era assim que a maioria das pessoas me chamavam. Estudei na escola Emílio Baumgart, desde o pré até o 3º ano do Ensino Médio.
    Fiquei muito feliz quando fui convidada a participar dessa gincana, através do meu depoimento.
    Lembro de muitas coisas boas da escola. Os professores que tive foram maravilhosos. Lembro muito da D. Mara, D Rosane Bonna, foram minhas professoras do primário, pessoas incríveis que até hoje gosto e admiro muito.
    Na minha época era maravilhoso ir para a escola, eu pessoalmente gostava muito.
    Quando cheguei no Ensino Médio conheci mais professores. D Helenice, pessoa batalhadora, sempre nos ajudando enquanto era professora. Cidão (Prfº Alcides), como a maioria das pessoas conhece, o "cara", simplesmente é muito inteligente. Gostava muito de matemática, e tive professores que me ajudaram a gostar mais ainda dessa matéria tão temida pela maioria das pessoas.
    Trabalhei de bolsista na escola por 4 anos foi muito bom, meus professores acabaram se tornando meus colegas de profissão.
    Já estou morando em Brusque a muito tempo, mas sinto muita saudades da minha escola querida, de vez enquanto fica sabendo de umas noticias das pessoas da escola. Isso é maravilhoso. Qualquer hora dessas apareço por aí.

    ResponderExcluir